Apresenta uma jogabilidade semelhante na qual os jogadores lutam entre si em arenas 3D.
Voltando a este jogo a partir de prestações anteriores é a característica “Wall Running” onde dois shinobi são capazes de lutar enquanto escalam as paredes do palco selecionado. No entanto, ao contrário das prestações anteriores, onde se um jogador subisse a parede o outro jogador era forçado a lutar na parede também, neste jogo está implícito que se um personagem subir a parede o outro personagem ainda pode lutar no chão.
Uma nova característica foi introduzida no jogo chamada “Troca de Líderes”, onde você pode trocar o personagem principal que você está lutando para lutar contra seu oponente com seus personagens de apoio. Para adicionar equilíbrio, o personagem trocado compartilhará a mesma barra de vida que o personagem principal, além de ainda manter um estado de Despertar.
A opção de selecionar um dos três tipos de luta de Tempestade é removida. Assim como seus outros predecessores, o jogador pode usar todos os três tipos de uma só vez durante uma única e/ou uma batalha em equipe. Antes de iniciar uma batalha, você pode escolher entre vários jutsus e Ultimate Jutsus para usar na batalha, uma característica que já esteve em entradas anteriores da série Ultimate Ninja, mas agora faz seu retorno.
Bom uso de efeitos especiais
Sem dúvidas, o alto poder de processamento da nova geração fez muito bem ao ninja de Konoha. É incrível ver os golpes mais famosos do anime serem executados com magníficos efeitos de partículas e de iluminação dignos de uma nova leva de consoles. Esse tratamento visual é, sem dúvidas, um grande atrativo para a série migrar para as novas máquinas.

Ultimate Ninja Storm 4 não tem medo de abusar de ângulos de câmera cinematográficos e efeitos especiais. Em outras palavras, é como assistir a alguns episódios épicos da animação, mas com uma qualidade ainda mais absurda. Quando se trata dos personagens mais novos, tudo é muito caprichado e bem-feito, mas entraremos nesse ponto mais para frente.