O Feng Shui nos torna mais conscientes do que nos rodeia, diz o designer Thierry Chow

Que imagem sua mente evoca quando você lê as palavras ‘feng shui’ e ‘projetar’? Individualmente, essas palavras significam coisas totalmente diferentes, mas quando colocadas juntas, elas abrem um caminho desconhecido.

Há muito tempo, a designer de Hong Kong Thierry Chow vem incorporando os princípios do feng shui em sua prática. Aclamada como uma ‘designer de feng shui’, ela trouxe os princípios de ‘vento e água’ para seu trabalho. Seu site ‘Thierry Go Lucky’ menciona que, para Chow, feng shui é “a consciência plena de nosso espaço imediato e a escolha de elevá-lo a uma vibração mais elevada de maneira consciente e criativa”.  

Um aspecto importante do design e da arquitetura em partes da Ásia, o feng shui é pouco compreendido por muitas pessoas em todo o mundo. Em meio à pandemia, Chow – que foi aprendiz de seu pai Chow Hon Ming, um dos mais respeitados mestres de Feng Shui de Hong Kong – visa desmascarar alguns mitos, ao mesmo tempo que se concentra na promoção do bem-estar nas roupas e decoração de interiores, trazendo felicidade e boa sorte.

Em uma interação por e-mail com o indianexpress.com , a designer falou sobre como o feng shui pode ser usado para trazer um senso de normalidade nestes tempos perigosos, sua própria jornada começando, e o que ela acha que envolve boas práticas de feng shui, entre outras coisas.

Trechos:

Feng shui e design – como você se casou com os dois?

Eu cresci nele, pois meu pai é um mestre de feng shui. Mas eu sempre fui criativo, então quando criança – e por toda a minha vida até a universidade – estudei arte e design principalmente. Fui para o Canadá quando tinha 10 anos e quando voltei para Hong Kong aos 23 anos, fui atingido por incertezas.

Houve uma fase infeliz em que tive que refletir bastante sobre minha vida, e algo dentro de mim despertou; Disse a mim mesma que precisava aprender feng shui com meu pai, e esse foi o ponto de virada. Minha missão era combinar design e feng shui desde então.

Como você explicaria o conceito de feng shui para os não iniciados?

Feng shui é uma filosofia que expressa o conceito de yin e yang, equilíbrio e a importância da natureza e do meio ambiente. É essencialmente uma forma de estarmos mais conscientes do que nos rodeia e de compreender os efeitos que tem sobre nós mental e fisicamente.

Qual é a importância do feng shui no design de interiores e por que ele é importante?

Ele desempenha um papel vital; é importante porque o feng shui pode trazer mais significado, equilíbrio e harmonia para um espaço. Ajuda a aumentar nossa consciência sobre como as cores, o posicionamento, a textura e tudo em um espaço podem afetar a nós e nosso bem-estar.

TAMBÉM LEIA | Halloween 2020: esta mulher transformou uma casa de bonecas de plástico alegre em uma escura e ameaçadora

Qual é o seu significado quando se trata de roupas?

Feng shui fala sobre cinco elementos e sobre equilíbrio. E uma boa maneira de fazer isso é pela maneira como nos vestimos. Saber qual cor traz equilíbrio à sua vida e como você se sente a respeito é importante para ajudá-lo a se tornar a melhor versão de si mesmo.

Em meio à pandemia em curso, que papel você acha que o feng shui desempenha para trazer uma sensação de normalidade?

Durante a pandemia, todos estão passando por mudanças e lutas. Todos precisamos ficar em casa e isso pode afetar nosso equilíbrio. O feng shui pode ajudar a pessoa a estar mais alerta ao ambiente enquanto está em casa. Pode trazer de volta o foco em amar a si mesmo – é realmente uma maneira de amar mais a si mesmo.

Qual é a primeira coisa que uma pessoa deve fazer para incorporar o feng shui em sua casa?

A primeira coisa que você precisa fazer é convidar todos os cinco elementos para dentro. Ter um pouco de cada um em seu espaço pode realmente ajudar a trazer energia vital e criar uma boa âncora de energia para o seu lugar. Traga madeira (plantas, móveis de madeira), metal (cobre, decoração dourada), água (uma característica da água, tanques de peixes), fogo (lâmpada, iluminação quente) e terra (cristais, mármore).

Como eles podem usar o feng shui em suas roupas?

Uma boa maneira é examinar os cinco elementos mencionados acima. Podemos brincar com cores e padrões – madeira, o que significa verde, listras, folhas, árvores, etc; metal que significa prata, ouro, cobre, círculos, bolinhas; o fogo pode ter tons de vermelho, roxo, rosa, laranja, triângulos; água, o que significa azul, preto, ondas, oceano, etc; e para terra, marrom, amarelo, cinza, quadrado, etc.

TAMBÉM LEIA | Matters of the Mind: Pandemic 2020, uma experiência verdadeiramente transformadora

Aqui está o que você pode vestir mais olhando para o seu mês de nascimento:

Primavera – fevereiro, março e abril – use mais água, elementos terra

Verão – maio, junho e julho – use mais metal, elementos de água

Outono – agosto, setembro e outubro – use mais elementos de fogo

Inverno – novembro, dezembro e janeiro – mais lenha, elementos de fogo

Em sua carreira, quantas vezes você teve que quebrar mitos em torno do feng shui, e quais eram?

É um projeto contínuo. Acho que é mais sobre a comunicação e como explicamos o feng shui às pessoas. É principalmente mal-entendido ou é algo que precisa ser mais educacional. Por exemplo, existem algumas coisas que são consideradas como trazendo ‘má sorte’, como usar o número ‘4’, porque soa como ‘morte’ em chinês. Ou que os cactos dão azar e atraem fofocas. Todas essas coisas não são necessariamente falsas, então explicá-las é muito importante.

TAMBÉM LEIA | Mrunal Thakur vai virar o showstopper para o final da edição sazonal do LFW

No que diz respeito ao design de interiores de uma casa, o que compreende o ‘bom feng shui’?

Para um bom feng shui:

* Deve-se ter uma iluminação bem equilibrada (quente, não muito brilhante nem muito escuro)

* Devem ser usadas cores suaves – amarelo quente claro, clara de ovo, azul claro (em comparação com o uso excessivo de cores extremas, como vermelho brilhante, preto como breu, muito branco, etc.)

* Deve haver um bom fluxo para o espaço / layout – o posicionamento dos móveis é importante.

* Bom uso de símbolos positivos, como padrões redondos suaves em vez de formas pontiagudas abrasivas.

* Bom ambiente externo – casa não voltada diretamente para uma rodovia, um hospital, uma ponte, mas voltada para um parque e uma bela paisagem.

Algum designer que você pessoalmente admira, tanto em termos de sustentabilidade quanto de criatividade?

Admiro muito os meus amigos designers, são pessoas com quem trabalho o tempo todo e é bom poder compreender melhor o design através do seu profissionalismo – JJ Acuna / Bespoke Studio, Nelson Chow, NC Design &

Deixe um comentário