Como o WFH em uma pandemia mudou a decoração da nossa casa, móveis

Quando o bloqueio causado pelo coronavírus foi anunciado pela primeira vez em março, muitos de nós não sabíamos o que realmente estava à nossa frente. Agora, mesmo perto do final de 2020, muitos de nós ainda estamos contando dias para poder finalmente sair de casa – para ir ao escritório, sair com amigos e familiares ou viajar, deixando para trás nossas ansiedades e preocupações sobre estar infectado.

Mas, nos últimos nove a dez meses, reorientamos nossa maneira de viver em torno das quatro paredes de nossas casas. Aprendemos a nos conectar com o mundo pelo meio virtual, a cozinhar e limpar e a trabalhar em casa diariamente. E ao fazer isso, muitas pessoas canalizaram naturalmente suas energias para animar o ambiente, levando a um interesse crescente em redesenhar suas casas.

Especialistas do setor também estão prevendo um aumento no mercado online de decoração para casa. O mercado global de decoração online é estimado em US $ 98,4 bilhões em 2020 em meio ao COVID-19, e está projetado para um aumento revisado de US $ 348,3 bilhões até 2027, de acordo com um relatório publicado em researchandmarkets.com .

“As pessoas redirecionaram seus gastos para suas casas por dois motivos: primeiro, a casa surgiu como um lugar para morar, trabalhar, relaxar, malhar, educar os filhos, encontrar amigos e tudo mais. Escusado será dizer que os proprietários estão agora a considerar importante tornar este espaço bonito e funcional. Em segundo lugar, o dinheiro que normalmente teria sido gasto nas férias está agora sendo redirecionado para despesas relacionadas com a casa ”, disse Ramakant Sharma, cofundador e COO da Livspace, uma plataforma de design de interiores para casas, ao indianexpress.com .

Móveis para home office

Muitos de nós continuamos trabalhando em casa até hoje, mesmo quando os escritórios foram reabertos. Mas meses de trabalho contínuo em casa significava que não se podia continuar fazendo isso da cama ou da mesa de jantar. O desconforto físico e os problemas de saúde relacionados motivaram as pessoas a procurar móveis de escritório adequados como uma das primeiras coisas a serem adicionadas às suas casas.

“A categoria de móveis para escritórios domésticos, especialmente mesas de estudo e cadeiras ergonômicas para escritório, cresceu 250 por cento e 400 por cento, respectivamente, em agosto de 2020, em comparação aos níveis pré-bloqueio”, disse Hussaine Kesury, diretor de categoria, Pepperfry, . “A categoria de móveis para escritórios domésticos da Pepperfry contribui com cerca de 25 por cento para o volume geral de vendas, uma categoria que representava cerca de 10 por cento das vendas totais durante o período pré-COVID.”

trabalho a partir de casa

As empresas de móveis registraram um aumento notável nas vendas de móveis para escritórios domésticos. (Souce: imagens getty)

Decoração de casa

A pesquisa argumenta que decorar a casa pode melhorar a saúde mental de uma pessoa. Então, de certa forma, a decoração da casa pode ter sido uma possível distração ou mesmo uma saída para quaisquer frustrações acumuladas por meses de confinamento em casa – como adicionar um pouco de cor em uma rotina de bloqueio monótona. E a tendência atual é a prova disso. Ultimamente, a indústria tem visto um interesse crescente em embelezar a casa com luzes extravagantes, decoração de parede ou almofadas coloridas. Rajat Mathur, chefe de negócios, roteiro de Godrej, disse: “Temos testemunhado um aumento nas vendas de decoração para casa, especialmente em estofados (almofadas, mantas, tapetes), que testemunhou um crescimento de 2x.”

Pelo que Mathur observou, cada vez mais pessoas estão optando por cores ousadas, contrastes nos quartos e uma mistura do contemporâneo com o clássico.

Kesury também mencionou: “Houve um aumento sem precedentes em categorias como lâmpadas e iluminação, decoração de mesa, decoração de parede e móveis para refazer e reformar casas durante a época festiva.”

Além disso, as pessoas agora também estão demonstrando interesse em uma variedade de opções de assentos confortáveis, como sofá, pufes, poltronas reclináveis, bem como colchões, guarda-roupas, conjuntos de jantar, camas, acrescentou.

Móveis flexíveis e polivalentes

Mas a pandemia também foi uma lição de otimização de recursos, o que se refletiu na maneira como as pessoas compraram móveis nos últimos meses. “Antes da pandemia, percebemos que os proprietários costumavam enfatizar suas necessidades estéticas nas primeiras discussões. Estamos claramente nos movendo em direção à ‘função sobre a forma’ ”, explicou Sharma. Como resultado, as empresas agora têm testemunhado uma demanda crescente por itens multiuso, leves, flexíveis, facilmente móveis ou que podem ser reconfigurados. Por exemplo, as pessoas agora estão olhando para “balcões de café da manhã da cozinha que funcionam como uma mesa de trabalho ou mesa de estudo, móveis fáceis de mover na sala de estar, de modo que o espaço pode dobrar como área de lazer para varandas que lembram estúdios de ioga abertos e ao ar livre cafés e muito mais ”.

decoração da casa 2020

Almofadas coloridas, luzes extravagantes eram algumas das coisas que as pessoas adicionavam às suas casas. (fonte: pixabay)

Em outras palavras, os espaços residenciais estão se adaptando para apresentar uma mistura de designs requintados com utilidade. “Além disso, como os consumidores continuam a buscar itens que ajudem a aumentar o aspecto funcional e estético de suas casas, bem como produtos com designs premium e qualidade superior, esperamos um aumento em designs como cozinhas modulares e guarda-roupas”, acrescentou Kesury.

Mathur afirmou: “É tudo uma questão de experimentar, mas ainda mantê-lo leve, descomplicado e fácil para os olhos. Quando se trata de móveis e decoração, é uma mistura e combinação de peças que vão juntas. Não é necessário que o conjunto de sofás coincida com os monolugares, desde que coincidam com alguma outra peça da sala. ”

Enquanto isso, a indústria de móveis e design de interiores online apresentou um crescimento considerável em meio à pandemia. “Estamos testemunhando uma mudança fundamental na demanda de jogadores desorganizados para marcas organizadas. Além disso, o comportamento de compra e navegação do consumidor tornou-se o primeiro online e, em algumas categorias, apenas online devido à pandemia. Também na Livspace estamos observando essa tendência ”, disse Sharma.

“Com a casa desempenhando um papel fundamental e o crescente interesse dos consumidores por móveis e produtos de decoração, fomos capazes de retornar rapidamente aos nossos níveis pré-COVID e, de fato, ultrapassá-los em 50 por cento-60 por cento em outubro,” Kesury mencionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *