O bloqueio de cores – que basicamente combina alguns tons sólidos para criar um único visual ousado – pode ter começado nas passarelas da moda, mas também é uma ótima tática de decoração. Se você também deseja experimentar essa tendência, nós o ajudamos.
Aqui estão algumas coisas a serem observadas ao usar mais de uma cor pop juntas, conforme sugerido por Disha Bhavsar e Shivani Ajmera, principais designers e co-fundadores do Quirk Studio.
Conheça sua roda de cores
A roda de cores é essencial para selecionar as combinações de cores certas que não precisam necessariamente vir da mesma família de cores. Tenha em mente a energia e a vibração que deseja alcançar com sua sala e sua funcionalidade. Cores quentes, como amarelo e coral, tendem a trazer uma sensação otimista e acolhedora para um ambiente; eles são melhores em espaços de entretenimento. Pense em usar essas cortinas em sua sala de jantar ou cozinha. Por outro lado, cores frias, como azul e verde, são mais suaves e funcionam melhor onde a energia calmante é apreciada.
Lembre-se de que combinações em negrito e contrastantes chamarão a atenção imediatamente. Você pode tentar jogar com os lados opostos da roda de cores, como azuis e laranjas, o que ajudará a criar um efeito enriquecedor.
Regra do número ímpar
Embora as cores adicionem uma dinâmica divertida ao espaço, muitas cores podem arruiná-lo. O uso de cores em números ímpares é conhecido por manifestar uma decoração dinâmica, porém equilibrada. Ao escolhê-los, tenha em mente a escala do espaço, porque muitas cores em um espaço pequeno podem sobrecarregar o usuário. No entanto, o número ideal de cores para um espaço é três, que pode ser usado de acordo com a regra 60-30-10, para criar um esquema de cores análogo.
A regra 60-30-10
Existe uma regra de 60-30-10 cores quando se trata de design: 60 por cento da sala, incluindo suas superfícies pintadas e decoração, representa sua escolha de cor dominante; 30 por cento é aplicado a uma cor secundária que pode ser um contraste com a cor dominante; 10 por cento é para a cor de destaque. Esta proporção dourada irá garantir um equilíbrio perfeito entre as cores e ajudá-lo a alcançar o pop desejado.
Dica: Use um matiz como a cor dominante na sala, uma cor tonificada como a cor secundária, com sua cor de destaque sendo o matiz mais vibrante e puro dos três.
Neutros
Paletas de cores neutras de bege e cinza são essenciais para um espaço. Eles serão a cor dominante que se tornará 60 por cento do seu quarto, para fornecer o equilíbrio necessário, enquanto melhora o seu toque pop. Essa cor pode ser carregada por toda parte, enquanto se pode adicionar e brincar com tons secundários e acentuados. Essa estratégia pode ajudar a criar uma estratégia coesa e contígua para a decoração da casa sem ser muito semelhante em todos os cômodos.
Iluminação na sala
Observe a iluminação: Antes de escolher a cor da pintura da parede, lembre-se do tipo de iluminação que o ambiente terá. Enquanto a luz natural mostra a verdadeira cor da pintura, as lâmpadas incandescentes realçam os tons mais quentes e as lâmpadas fluorescentes destacam os tons de azul nítidos.
Móveis e peças de arte
Deixe sua mobília fazer o popping. Em vez de pintar uma parede com uma cor de destaque, use peças de mobiliário e decoração ousadas. Isso poderia ser um sofá em azul-petróleo, um tapete geométrico ou apenas um vaso de planta pode fazer o truque.