The Stoop: criando um local acolhedor para sair

Os degraus da frente há muito recebem visitantes em casas na cidade e servem como pontos de encontro para amigos e vizinhos envolvidos no que a ativista do design urbano Jane Jacobs chamou de “o balé da calçada”.

Como a pandemia deixou muitas pessoas isoladas e trancadas em casa, as paradas tornaram-se mais centrais novamente.

Os nova-iorquinos, por exemplo, “descobriram que do alto de seus degraus é possível alcançar com segurança um amigo, conversar com vizinhos, bater palmas para trabalhadores essenciais ou tomar uma bebida a uma distância responsável, um rito de quarentena conhecido como a ‘queda inclinada’ ”, escreveu Marie Solis em Gothamist no verão passado.

Inclinações podem ser coisas relativamente modestas, não muito mais do que degraus úteis, com uma grade de ferro e um patamar diminuto. Versões mais grandiosas em partes elegantes da cidade apresentam curvas arrebatadoras, curvas laterais de “perna de cachorro” e detalhes esculpidos ornamentados. Os materiais incluem arenito, tijolo, calcário, concreto, madeira ou bluestone.

Seja qual for o tipo de varanda que você tenha de frequentar, a primavera é uma ótima época para renová-la.

EXPRESSE SUA PERSONALIDADE

Uma procissão de coníferas em vasos resistentes fornece um guia de boas-vindas ao subir as escadas até a varanda deste brownstone no bairro do Brooklyn em Nova York. (Foto: AP)

Uma varanda animada, convidativa e colorida pode criar um senso de comunidade, diz Janice Parker, uma arquiteta paisagista em Greenwich, Connecticut.

“Uma varanda pode ser uma forma de dizer ‘olá, somos amigáveis, gostamos de nossa casa’”, diz ela.

“As pessoas adoram se inspirar umas nas outras e, uma vez que haja uma curva interessante, haverá muitas outras.”

Seja criativo mudando as coisas com as estações e os feriados.

POTES E RECIPIENTES

Plantadores de terracota altos adicionam um fator ‘uau’ a esta varanda, com projeto de paisagismo de Janice Parker. (Foto: AP)

Parker lança uma variedade de “potes bonitos e interessantes” e muda seu conteúdo com o passar dos meses.

Para a primavera, ela planta bulbos e heléboros. No verão, folhagem tropical robusta, flores brilhantes e videiras exuberantes enfeitam os recipientes. Mães coloridas, couves ornamentais e abóboras e cabaças dão o clima de outono e, no inverno, sempre-vivas resistentes ou grupos de galhos altos vermelhos e brancos.

“Este ano”, diz Parker, “enchi meus plantadores com folhas de magnólia e elas ficaram lindas na neve”.

Usar muitas cores “torna a porta da frente mais acessível e amigável”, diz ela.

Não tenha medo de adicionar plantas falsas, diz a designer Jessica Davis de Nashville, Tennessee. Escolha aqueles com aparência realista ou algo mais dramático e estilizado, como metais ou tecidos.

Se você estiver usando vegetação real, tenha uma estratégia de rega, Parker avisa: “As plantas precisam de muita água, e você inevitavelmente espirrará água no caminho até elas”.

Se sua inclinação for pequena, considere usar um plantador em altura; reaproveitar um suporte de guarda-chuva robusto pode ser uma opção, ou use uma cesta pesada.

Ou escolha um cubo de concreto moderno e elegante, um vaso de cerâmica pintado de forma artística ou um vaso de madeira rústica, dependendo do clima que você está procurando.

A PORTA E A PORTA

Se você for capaz de pintar a porta da frente, faça uma declaração. Embora o preto brilhante ou a madeira manchada sejam escolhas tradicionais, considere o vermelho vibrante, o verde, o azul ou mesmo o roxo profundo, o rosa ou o amarelo.

“Muito sobre a residência pode ficar claro pelas cores que são escolhidas para este espaço”, diz Parker.

Grinaldas para todas as estações ou específicas para cada estação adicionam textura e interesse à porta da frente, diz Davis.

Compre em mercados de pulgas, fornecedores de flores ou lojas de utensílios domésticos para obter acessórios e tapetes de boas-vindas interessantes, diz ela.

Para inclinações pequenas, Davis recomenda comprar um tapete grande. “Ajuda o espaço a parecer mais amplo. E experimente listras horizontais para ajudar o espaço a parecer mais amplos ”, diz ela.

CONFORTO

Se você preferir não se sentar na escada, grandes almofadas de piso internas / externas em um tecido resistente às intempéries podem ser uma solução. Ou talvez banquinhos dobráveis.

E pense na iluminação. “Todas as áreas com degraus precisam ser iluminadas para segurança”, diz Parker. “Luzes recarregáveis ​​e lindas independentes que funcionam com lâmpadas LED e baterias são uma maneira maravilhosa de muitos problemas de iluminação sem contratar um eletricista.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *