Um bom tapete pode melhorar a decoração do seu quarto em nenhum momento. Disponível em várias cores, tecidos, formas e tamanhos, eles são uma ótima maneira de adicionar calor ao seu ambiente. Mas não há como negar que, por mais que tenham uma ótima aparência, tapetes e carpetes podem ser difíceis de manter. Imagine-se tomando uma xícara de chá enquanto está sentado em seu tapete favorito, e a xícara simplesmente escorrega da sua mão! Não quer nem pensar em um cenário tão confuso? Não se preocupe, Radhe Rathi, fundador da Kaleen Índia, compartilha algumas dicas para manter seus tapetes sempre limpos.
Rathi começa dizendo que limpe os respingos imediatamente antes de a mancha secar. “Nunca esfregue um derramamento; isso forçará o derramamento mais fundo nas fibras do tapete. Limpar suavemente o derramamento com um pano branco limpo ou toalha de papel é a forma preferida de absorver qualquer derramamento ”, ele compartilha. Além disso, ele aconselha o uso de água limpa e toalhas secas para absorver qualquer produto de limpeza residual ou umidade. “Lembre-se de usar água morna em tapetes de lã para remover o derramamento residual. Isso ocorre porque os percevejos de lã são mais propensos a sangrar e manchar ”, diz ele ao indianexpress.com
Use um borrifador para limpar os tapetes. “Misture 2% de detergente com 98% de água fria. Misture bem, mas não agite. Em seguida, borrife a solução na parte superior do tapete e deixe descansar por alguns minutos. Por fim, enxágue até que a água saia limpa ”, diz ele.
Porém, ele evita o uso de produtos de limpeza químicos agressivos ou lavadores de alta pressão, pois eles podem acelerar o desbotamento e afetar a durabilidade do tapete.
“Pequenos derramamentos em qualquer tipo de tapete, exceto juta processada à mão e produtos de viscose, podem ser limpos primeiro raspando quaisquer detritos visíveis com um instrumento maçante”, diz ele. “Para isso”, continua ele, “misture uma quantidade mínima de sabão em um copo de água morna, molhe uma esponja limpa e remova delicadamente a mancha. Certifique-se de não usar água em excesso. Em seguida, seque a área com uma toalha de algodão seca ou toalha de papel branco e deixe secar completamente ”, acrescenta Rathi.
Ele também sugere que se evite limpar tencel ou tapetes de viscose e tapetes de juta com freqüência, pois são altamente sensíveis à umidade e à água. “Isso pode levar à descoloração do tapete”, diz ele.